Uma coisa maravilhosa chamada Tandem

Acordei um pouco nervosa. Borboletas no estômago. Uma vontade de cancelar nosso encontro – e se fosse muito chato e estranho? Me senti como em um ‘blind date’, aqueles encontros arranjados sabe? Mas, nesse caso, meu ‘date’ se chamava Caterina. Uma garota que só queria aperfeiçoar seu inglês; e eu, meu italiano.

Tudo começou com a minha professora de italiano me perguntando se eu gostaria de fazer Tandem. Tan… quê? Tandem, ela me explicou, é uma experiência onde duas pessoas se encontram para praticar idiomas, cada uma ensinando e corrigindo a outra em um idioma que domina. Ela conhecia algumas pessoas que estariam interessadas no meu conhecimento do inglês (ou português, que no caso é mais raro encontrar quem queira praticar), enquanto eu estou interessada em aprender de vez esse italiano dos meus ancestrais.

Aceitei na hora. Claro! Peguei o email de algumas meninas que a professora me indicou e entrei em contato. Caterina prontamente me respondeu e marcamos para nos encontrarmos em um café para conversar e praticar inglês/italiano.

Nos encontramos e apertamos as mãos:

– Prazer, sou Caterina.

– Prazer, me chamo Isabela.

– Me fale sobre você, Isabela.

IMG_5798
– Prazer, sou Caterina.

Assim foi. Aquele mini pânico de talvez me deparar em uma situação extremamente desconfortável, constrangerdora e chata passou em poucos segundos. À medida que conversamos sobre nós, a cidade, a vida, os gostos, as comidas, as experiências, e qualquer coisa que nos conduzisse naquele papo agradável, Caterina se mostrava uma pessoa incrível, divertida e inteligente. Começamos com o italiano, depois passamos para o inglês, e quando nos demos conta já haviam passado 3 horas de papo e aprendizado!

IMG_5800
– Prazer, me chamo Isabela.

Caterina é ucraniana, mas mora na Itália há 7 anos e fala italiano como uma nativa! Me corrigia com gentileza e me ajudava a encontrar a forma correta de falar. Eu, brasileira com alguma experiência no inglês, tentava ajudá-la na lingua. E assim, uma ucraniana e uma brasileira conversando em italiano e inglês deu uma salada colorida e ótima! 🙂

Hoje foi o nosso terceiro encontro. Já me sinto mais confiante em falar italiano e já aprendi bastante coisa com esse tal de Tandem. Aprendi, por exemplo, a usar as preposições de forma correta, a pronunciar corretamente algumas palavras, e a sair da zona de conforto para a possibilidade de conhecer pessoas incríveis. Esse, provavelmente, foi o mais valioso aprendizado.

 

 

2 opiniões sobre “Uma coisa maravilhosa chamada Tandem”

Deixe um comentário

