A cidade mais próxima do sol

Colonia del Sacramento é a porta de entrada do Uruguai assim que se cruza o Rio de la Plata, partindo de Buenos Aires. Um charme de cidade, e dá pra ir e voltar no mesmo dia; mas, cuidado: no verão, você pode derreter.


São aproximadamente 50 minutos em um grande Catamarã para cruzar o Rio de la Plata. Como você vai sair de um país e entrar em outro, antes de subir na embarcação você passa pela imigração, carimba seu passaporte, etc etc. Até aí, tranquilo.

O Rio de la Plata separa Argentina e Uruguai.
O Rio de la Plata separa Argentina e Uruguai.

Escolhemos pela companhia Colonia Express, a mais bem indicada nos blogs que lemos por não atrasar nem cancelar de última hora, e o preço foi cerca de 300 pesos argentinos (aprox. R$115), ida e volta. Compramos pelo site com antecedência, e deu tudo certinho. Saímos no horário, nada foi cancelado, escolhemos uma poltrona com uma ótima vista da janela, mas… seja por azar, ou simplesmente por razões climáticas, a viagem foi quase infinita. Cinquenta minutos pareciam horas. Motivo: um mísero ar condicionado pra uma embarcação inteira sob um calor massacrante.

A cidade estava tranquila, e dizem que ela é sempre assim. Sem muitos turistas, sem tumulto, cheia de graça e beleza.

Ninguém se manteve sentado nas poltronas, claro. Todo mundo decidiu ficar em pé na frente do ar condicionado, que ficava logo ao lado da lojinha duty free. Com o passar dos minutos, as pernas foram cansando, e os mais desinibidos começaram a sentar e a deitar no chão.

IMG_0826
A cidade cercada por muros relata seu período colonial, quando foi disputada entre portugueses e espanhóis.

Enfim, chegamos! Imediatamente, trocamos os pesos argentinos por uruguaios, e saímos do porto à pé. Rapidamente se chega a um centro de atendimento ao turista, onde pegamos mapa e algumas dicas. Saindo de lá, em alguns minutos chegamos à uma praça grande, arborizada, com casas históricas e restaurantes.

Jugo de Naranja pra refrescar.
Jugo de Naranja pra refrescar.

A cidade estava tranquila, e dizem que ela é sempre assim. Sem muitos turistas, sem tumulto, cheia de graça e beleza. A região foi disputada entre portugueses e espanhóis, e por isso a arquitetura das casas (hoje, museus) e ruínas é principalmente de influência portuguesa. A conservação da história naquele local é impressionante. Você pode comprar a entrada liberada em todos os pequenos museus por cerca de 65 pesos uruguaios (aprox. R$8) e aproveitar tudo que a cidade oferece.

IMG_0857
Na Calle de Los Suspiros, é possível se sentir de volta no tempo.

Infelizmente nós não aproveitamos tudo. Passeamos um pouco, entramos em alguns museus, caminhamos pelas ruas e entre ruínas, mas o sol estava castigando muito. Eu ainda tentava manter o ânimo e o espírito aventureiro, mas o Leco estava impaciente, e com toda a razão. Eu poderia dizer que estava vendo meu então namorado derretendo. Nem deitar embaixo da sombra de uma imensa árvore adiantou, acreditem. Parece exagero, mas não é.

Colonia del Sacramento é um museu a céu aberto.
Colonia del Sacramento é um museu a céu aberto.

E então, vimos o oásis. A terra prometida. A fonte de refrigério. A sorveteria Freddo!

Entramos, tomamos sorvete, shake e tudo que nos permitisse passar o resto da tarde ali, acolhidos pelo ambiente climatizado e o wifi gratuito. Eu sei, é triste estar em um lugar encantador e passar a tarde dentro de uma sorveteria com wifi, mas foi o que nos salvou. Nesse momento pude entender o que é instinto de sobrevivência.

Chegada a hora do nosso barco voltar para B.A, partimos. E, claro, demos total preferência às poltronas bem em frente ao aparelho de ar-condicionado 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s