Mafalda e outras preciosidades

Não vá embora de Buenos Aires antes de um domingo. Espere o domingo e deixe pra ir embora só na segunda-feira, que seja.  A feira de antiguidades (e souvenires) de San Telmo é uma preciosidade de Buenos Aires, e só acontece neste dia.

Um mercado de antiguidades, com tudo o que você possa imaginar de relíquia, das mais baratas às mais caras. Óculos retrô, brinquedo dos anos 80 e 90, espelhos, bijuterias, objetos de decoração, louças finas e outras coisas mais, tudo isso exposto em barraquinhas que começam a se aglomerar na Praça Dorrego e se estendem pelas ruas do bairro.

A imperdível feira de San Telmo
A imperdível feira de San Telmo

Na feira de antiguidades  de San Telmo você vai encontrar muito mais que isso, além de diversos souvenires: roupas, sapatos, pano de prato, doce de leite, bolsas, artigos em couro, etc e etc. Objetos com estampas de Buenos Aires, da bandeira Argentina, dos times nacionais e da Mafalda também são recorrentes.

IMG_0768
Depois de uma fila, um click!

Falando nela, a menina inteligente do cartunista argentino Quino é uma atração importantíssima de San Telmo! Na esquina das ruas Defensa com Chile, ela fica sentadinha em um banquinho, e se você não prestar muita atenção, passa pela menina sem ver. Ela muito provavelmente vai estar camuflada pela fila, então, preste atenção em uma esquina com uma fila: ela está ali, tirando fotos com os fãs.

Andar pela feira é tão adorável que o tempo voou. Tomando o devido cuidado com os bolsos (vez por outra acontece um furto dos mais descuidados), percorremos vários quarteirões como se fossem metros. Quando nos demos conta, havíamos alcançado a Plaza de Mayo e Casa Rosada, no Centro. Aí então que nos demos conta da fome e do cansaço, o que pôde ser facilmente resolvido com empanadas. Depois, voltamos pro hotel, já que dormir era preciso: um tango nos esperava mais tarde, e era essencial recobrar as energias.

Até hoje também considero um dos maiores micos da minha vida o que passamos nesta noite. E eu poderia ter cavado um dos maiores buracos já registrados pra me esconder.

O tango mais sugerido e badalado de Buenos Aires é o Señor Tango. Tentamos fugir um pouco do óbvio e conseguir algo mais barato e que não demandasse reserva com tanta antecedência; escolhemos o Madero Tango, ao preço de aproximadamente 500 pesos por pessoa. E podemos dizer que foi uma excelente escolha!

Antes do show começar, apreciar essa vista é o grande atrativo do Madero Tango.
Antes do show começar, apreciar essa vista é o grande atrativo do Madero Tango.

O lugar é incrível, e a parede de vidro na lateral da casa de show tem uma vista deslumbrante pro Porto, o show de tango é bonito, e o jantar completíssimo. Com direito à entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (incluindo alcóolica), tudo incluso. Até hoje, consideramos o melhor baquete que já desfrutamos na vida, sem exagero. Até hoje também considero um dos maiores micos da minha vida o que passamos nesta noite. E eu poderia ter cavado um dos maiores buracos já registrados pra me esconder.

Explico: nós pagamos o jantar antecipadamente com cartão de crédito, em uma agência de turismo. Em nossas cabeças, tudo estava pago e certo, e precisaríamos apenas de dinheiro pro táxi e câmera fotográfica à mão pra aproveitar nossa noite. Acontece que, ao final do espetáculo, os garçons delicadamente te entregam um folder de agradecimento, e pedem uma gorjeta, o equivalente a cerca de 10% do valor do jantar (como é comum no Brasil). E nós só tínhamos o dinheiro contadinho do táxi! O que fazer?

Não há o que fazer.  Vestimos um sorriso amarelo no rosto, agradecemos com um “muchas gracias”e partimos. E eu passei a corrida toda até o hotel imaginando o que se passou na cabeça do nosso gentil garçom quando viu meus míseros 5 pesos (pouco mais de 1 real) dentro do folder.  Se ele estiver por acaso lendo este blog, aproveito pra explicar: Não foi de sacanagem, não foi pão durice, amigo! Foi um deslize que não voltará a se repetir, ‘te lo prometo’.

Acontece, e aprender com os micos faz parte! Dinheiro contado, nunca mais 🙂

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s